quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aumento da frota de veículos particulares causa problemas no trânsito

Os meios de transportes têm um papel fundamental no dia a dia da população, de forma direta ou indireta, uma vez que interferem praticamente nas atividades cotidianas das pessoas. O transporte público por ônibus é o modal mais importante deste contexto, sendo responsável pela grande maioria dos deslocamentos nos grandes centros urbanos do país. Porém, o aumento da frota de veículos particulares tem comprometido a eficiência do transporte urbano que por falta de corredores exclusivos enfrentam longos congestionamentos, comprometendo o cumprimento de horários

A frota de veículos na capital paraibana cresceu 61% em 6 anos, chegando aos 221 mil carros em 2011. Em João Pessoa destacam-se como pontos críticos de congestionamento a Epitácio Pessoa; Avenida José Américo de Almeida; a avenida Bento da Gama; avenida Dom Pedro II; o corredor Tancredo Neves, nas proximidades do Shopping Manaíra até o cruzamento com a avenida Esperança; a travessia do Geisel para o bairro do Cristo; e o viaduto da Empasa.

Com os congestionamentos os deslocamento dos ônibus ficam comprometidos. As linhas 106 e 202 do Geisel, por exemplo, que antes tinham um percurso de 60 minutos, atualmente, têm um acréscimo médio de 26 minutos. “Essas linhas hoje só completam o percurso com 86 minutos e acabam realizando menos viagens ao dia”, observa o diretor da AETC-JP, Mário Tourinho.

Com informações: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...