segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mário Tourinho relata o porquê da mudança na bilhetagem eletrônica

Desde a sexta-feira 8 de junho até a terça-feira 12, “dia dos namorados”, um assunto que não deixou de constar da pauta da imprensa pessoense foi o da mudança de tecnologia no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano desta Capital. A propósito, o questionamento que muitos usuários dos ônibus se fizeram foi quanto ao porquê dessa mudança tecnológica nos validadores! 

E também houve ponderações sobre se não teria faltado um adequado planejamento para esse empreendimento e de igual modo se não caberia a mudança ter sido feita de forma gradual!

A instalação inicial, como se verificou em 2006, foi, sim – e pode ser – gradual. Ou seja, vão-se equipando os ônibus no dia a dia, por vários dias; os cartões eletrônicos utilizados no sistema só passam a ser adquiridos após a instalação dos equipamentos na plenitude dos ônibus; a aquisição desses cartões ocorre também gradualmente. Na mudança, não! Quando acontece, já se tem, como no caso de João Pessoa, cerca de mais de 500 mil cartões expedidos. 

Por outro lado, a instalação dos equipamentos nos ônibus teve de ocorrer “do dia para a noite”. Por isto, foi planejado o dia 8 de junho como o “Dia D” para a migração do sistema, vez que antecedendo àquela data teve-se o feriado de “Corpus Christi”, quando se pode o aproveitar para a instalação dos validadores nos ônibus que estavam recolhidos à garagem.

Fila da AETC-JP chegou às proximidades do Tambiá Shopping
No que se refere às filas que naqueles dias formaram-se para a validação dos cartões, muitos dos usuários integraram-nas sem necessidade, pois ainda não haviam apresentado seus cartões nos ônibus. E de igual modo evidencie-se que não houve, como uma notícia veiculou, qualquer fila “quilométrica”. “Quilométrica” seria se alcançasse uma distância de 1 km (1.000 metros). Da calçada entre a entrada da sede da AETC-JP até a esquina em que se encontra a Lojas Maia corresponde tão só a 60 metros. Quer dizer: 940 metros a menos que 1 km!

 Com informações: Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...