quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nilton Pereira revela: Antigo sistema de trens em João Pessoa será remodelado

O Secretário de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), Nilton Pereira, comentou em entrevista que os quase R$ 300 milhões do plano de mobilidade de João Pessoa, destinados pelo governo federal compõe 80% das propostas apresentadas pelo estado e pela prefeitura.

De acordo com Nilton, o plano vai dar uma ‘modificada radical’ no sistema de transporte da Capital. Haverá um trabalho pesado nos quatro principais corredores que são Cruz das Armas, Pedro II, 2 de Fevereiro e Epitácio Pessoa. Ele alertou para o transtorno que a população deve passar. “Não é uma obrazinha, vamos modificar a Epitácio e Cruz das Armas inteira”, conta.

O secretário anunciou a construção de quatro grandes terminais. Três nas extremidades desses corredores por volta do viaduto de Oitizeiro, Almeidão e Cehap e um grande terminal de integração na área central que vai abrigar não só as linhas da Capital, mas também as intermunicipais. De acordo com o secretário, João Pessoa foi a cidade que mais foi contemplada com recursos do PAC Mobilidade.

Atual CBTU
VLT (Veículo Leve Sob Trilhos): Nilton revelou que a implantação do VLT é uma espécie de metro só que com a capacidade reduzida. “Já temos um o sistema ferroviário e toda a estrutura da CBTU onde serão tirados dos trilhos os trens velhos e será implantado um sistema novo e moderno, além de facilitar o acesso com a construção de dois viadutos um em Jacaré e outro em Renascer para promover a comunicação de Intermares e Bessa.

VLT (Veículo Leve Sob Trilhos)
Já o BRT (Bus Rapid Transit) que opera com ônibus, mas segundo o secretário, imita a operação do metrô. Ele comentou que vai ser construído um terminal de 30mil m² e que só circularão ônibus de grande capacidade, articulados e bi-articulados com faixas exclusivas e semáforos que abrem quando eles se aproximam.

Com informações: Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...