domingo, 31 de março de 2013

Guanabara e a relação de afeto com seus clientes

Tudo começou em 1997 com uma promoção que se chamava “Viaje bem, viaje mais”, em que o cliente viajava 20 trechos a partir de 100 quilômetros, cada, e trocava os bilhetes por uma passagem prêmio para qualquer destino atendido pela Guanabara. A iniciativa foi um sucesso, mas a Guanabara entendia que o relacionamento com seus clientes ultrapassava a mera relação comercial e queria ir além. 
Então, em 2000, a empresa resolveu investir na criação de um programa que permitisse, além do estímulo à compra de passagens, a identificação dos clientes e a interação com eles, a fim de intensificar o relacionamento de afeto construído ao longo dos anos e personalizar o atendimento. Seguindo essa premissa a Guanabara lançou o cartão Afetividade que tornou muito mais prática a participação de qualquer pessoa. Com o cartão, o cliente não precisaria mais juntar os bilhetes das passagens. As viagens eram automaticamente computadas e para resgatar o prêmio bastaria apresentar o cartão e um documento de identidade. Tanto a campanha quanto o nome do programa foram criados pela agência de publicidade Verve, que atendia a Guanabara na época. 

As vantagens oferecidas pelo Afetividade foram claramente percebidas pelos clientes e em apenas um ano o programa alcançou a marca de 30 mil usuários. Alguns deles chegaram a realizar até 300 viagens utilizando o cartão durante esse período. Atualmente, o programa possui 220 mil participantes e já concedeu mais de 500 mil passagens de cortesia ao longo de dez anos. Para o gerente de marketing, o sucesso do Afetividade é sustentado sob os alicerces da tecnologia avançada, equipe comprometida, estratégias de comunicação, planejamento, além de constante inovação. O grande desafio do programa é agora continuar evoluindo. Além disso, em comemoração aos dez anos do programa, está sendo planejada uma terceira etapa do projeto com novas estratégias para reafirmar a posição da Guanabara na vanguarda no que se refere à fidelização de clientes no transporte rodoviário.

Com informações: Expresso Guanabara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...