quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sessão Especial na Assembleia Legislativa debate a implantação do passe livre estadual

O entendimento de que poder público se esquivou, durante muitos anos, do debate sobre o transporte público foi uma constante nos discursos inflamados e técnicos proclamados na manhã desta terça-feira (30) na Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB), quando foi realizada uma sessão especial para tratar da possível efetivação do chamado “passe livre estadual”. Na presença de representantes do Movimento Passe Livre, deputados estaduais e dirigentes de entidades ligadas ao segmento de transportes, a exemplo do diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho e do diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo, representando o prefeito Luciano Cartaxo, o debate levou todos a defender a ideia, mas com a devida racionalização proposta. 

O deputado estadual Carlos Batinga, que também é um especialista renomado da área de transportes, foi um dos primeiros a se pronunciar. De acordo com ele, só agora o Brasil despertou para o problema do transporte público. “Desde a década de 90 que não vemos investimos na área, pelo contrário, vimos incentivos para a indústria automobilística. Agora, com a Copa das Confederações, o Governo se deu conta do problema. Passe livre é importante, ninguém é contra isso, mas só agora estamos discutindo isso tudo e os governos precisam saber de onde vai sair os recursos para tal fim. Mas, estou muito feliz com todas essas movimentações porque só assim teremos uma política de transportes no país”, disse Batinga. 

O diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo afirmou que “Esse é o sentimento de todos os técnicos do Brasil. Houve, de fato, uma falta de investimento estrutural no setor. Somos favoráveis à abertura do debate, pois as discussões entre os governos Federal, estadual e municipal e a população é o caminho para melhores serviços e até mesmo a concessão da gratuidade. Temos que pensar numa forma, portanto, de financiar a tarifa para os estudantes sem que o usuário não continue a ser o único a pagar por ela”, frisou. 

Mário Tourinho, diretor institucional da AETC-JP, disse, por sua vez, que defende a discussão para a melhoria do sistema de transporte coletivo em João Pessoa e que nenhuma empresa de ônibus é contra a ideia. “Em outros lugares do mundo temos o transporte subsidiado pelos Governos. Isto porque lá fora os governos se conscientizaram de seu dever, mas aqui isso não acontece. O estudante andar de graça é uma decisão de governo que deve definir quem vai arcar com esse custo. O que, defendemos é a racionalidade. O governo que conceder o passe livre tem que identificar a fonte que vai pagar para não prejudicar o passageiro aumentando o valor da tarifa”, comentou o dirigente. 

O representante do Movimento Passe-livre, Damacieudo Dantas, e diversos estudantes presentes, cobraram do Governo do Estado a implantação do passe livre na rede de transporte estadual. No final da sessão, representantes do Movimento sugeriram a inserção de um representante do Movimento e da Assembleia Legislativa no Conselho Tarifário. 

Com informações: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...