segunda-feira, 23 de maio de 2016

Usuários poderão monitorar horários de ônibus por meio de aplicativo em João Pessoa

Até o final de junho, todos os ônibus que fazem o transporte coletivo em João Pessoa passam a contar com GPS. A tecnologia vai ajudar a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) a identificar problemas como a queima de parada, segunda principal reclamação dos usuários em 2015, representando 26,52% das 2.413 queixas. Foi feito um teste-piloto do aplicativo, que permitirá ainda ao usuário saber em quanto tempo o ônibus vai passar no local onde ele está. 

“Através do celular, será possível fazer o acompanhamento de qualquer linha e em qualquer local. Para o passageiro, será útil para saber quanto tempo vai esperar o ônibus que ele está precisando para se deslocar. Para a Semob, o GPS vai dar melhor condição de saber se o motorista está fazendo a viagem, se está no itinerário e horário corretos. Isso faz parte do monitoramento e fiscalização direto da central de operações”, destacou o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga. 

A Semob está na fase de coleta de informações e ajustes do aplicativo. “A meta é que, até o final de junho, ele esteja disponível à população”, reforçou. As informações serão utilizadas para melhorar o serviço de transporte público, identificando falhas e buscando soluções. “Temos que estar juntos, tentando diminuir os acidentes que causam tantas mortes”, acrescentou. Foram simuladas três experiências ontem, durante o evento, para demonstrar como é o funcionamento do aplicativo, conforme explicou o diretor da Conciso TI, Nicholas Paiva, que está desenvolvendo o aplicativo, que começou a ser utilizado em Natal (RN), este mês. Será formado um grupo de pessoas, na Capital, para testar o aplicativo antes que ele seja disponibilizado. 

“A primeira experiência possível é na parada, quando o usuário fica procurando o ônibus. Com o aplicativo, ele vai saber quanto tempo o coletivo vai demorar. Na segunda, ele pode estar em um lugar qualquer e quer saber o próximo ônibus de uma linha que vai passar em uma determinada parada. Até o final de junho, todos os ônibus que fazem o transporte coletivo em João Pessoa passam a contar com GPS. A tecnologia vai ajudar a Semob a identificar problemas como a queima de parada, segunda principal reclamação dos usuários em 2015, representando 26,52% das 2.413 queixas. Foi feito um teste-piloto do aplicativo, que permitirá ainda ao usuário saber em quanto tempo o ônibus vai passar no local onde ele está. 

“Através do celular, será possível fazer o acompanhamento de qualquer linha e em qualquer local. Para o passageiro, será útil para saber quanto tempo vai esperar o ônibus que ele está precisando para se deslocar. Para a Semob, o GPS vai dar melhor condição de saber se o motorista está fazendo a viagem, se está no itinerário e horário corretos. Isso faz parte do monitoramento e fiscalização direto da central de operações”, destacou o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga. A Semob está na fase de coleta de informações e ajustes do aplicativo. “A meta é que, até o final de junho, ele esteja disponível à população”, reforçou. 

Fonte: Correio da Paraíba

3 comentários:

Unknown disse...

Ótima iniciativa, mas qual o nome do aplicativo? Será o Moovit mesmo?

Unknown disse...

Cadê o nome do app? O Moovit uso faz tempo já!

Unknown disse...

Fala galerinha! Blz? O nome do app é JampaBus. Só é ir lá em playstore e baixar.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...