segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ônibus de João Pessoa irão dispor de GPS

Os ônibus que circulam em João Pessoa terão GPS ainda no primeiro semestre deste ano. O equipamento vai permitir ao usuário saber quanto tempo o ônibus vai demorar para chegar no ponto onde ele está.

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) poderá identificar o motorista que queimar parada ou desviar a rota, por exemplo. Essa é uma das cinco reclamações mais freqüentes, que representam 78% das 2.413 denúncias em 2015. São pelo menos seis queixas por dia, fora as que muitas vezes, são ‘esquecidas’ pelos passageiros. 

O investimento é de R$ 3 milhões e será bancado pelas empresas. O projeto está em elaboração, conforme o superintendente da Semob, Carlos Batinga. Serão realizadas reuniões com as empresas de ônibus para discutir o assunto. “Do ponto de vista operacional, vamos conseguir identificar o veículo que queimar parada, desviar do itinerário, se está preso num engarrafamento, detectar a hora que iniciou e terminou a viagem, velocidade média em que trafega. A grande vantagem será mesmo para o usuário, que vai sempre saber a hora que o ônibus vai passar”, ressaltou. Ele garantiu que não haverá aumento da passagem superior ao reajuste anual. Dentro do normal. O número de denúncias em 2015 representa sete a cada dia. 

Na avaliação de Batinga, não é um índice alto. “Considerando que por ano são realizadas 1,4 milhão de viagens pelo sistema de transporte coletivo, o número de reclamações está dentro do normal”. Ainda assim, ele garantiu que as denúncias são apuradas e providências tomadas. O motorista pode ser autuado, passar por uma reciclagem, ser suspenso e até demitido. Ele acrescentou que, como a maioria das denúncias são em relação à conduta dos motoristas, está sendo elaborado um programa permanente de reciclagem e capacitação dos operadores em parceria com os sindicatos da categoria e as empresas e, com isso, melhorar a relação com o usuário do transporte público.

Fonte: Correio da Paraíba

2 comentários:

Regis disse...

O certo era investir em seguranças dentro dos ônibus para inibir os assaltos e a seguranças de todos, e não nessa babozeira.

Unknown disse...

Uma boa opção essa,muito boa, e qual será o app responsável por acompanhar a rota dos ônibus?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...