segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Vereador Marmuthe solicita à Semob uma nova linha Circular para o Valentina

O vereador Marmuthe Cavalcanti, presidente da “Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público”, solicitou à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), através do requerimento 20.068/2015, a criação de uma linha de ônibus Circular compartilhada, para atender as dezenas de comunidades, loteamentos e condomínios que circunvizinham o bairro do Valentina, na Zona Sul da Capital. 
Marmuthe solicitou a Semob a criação de uma nova linha Circular.

Na última terça (1°) o vereador foi pessoalmente entregar o requerimento e mostrar o projeto ao novo superintendente da Semob, Carlos Batinga. Na ocasião, ele se prontificou a fazer uma visita ao local do itinerário sugerido no projeto e analisar a viabilidade do pleito. Além disso, parabenizou a iniciativa de Marmuthe e a preocupação com o tema. 

Linha 7120 está saturada e não supre as necessidades da população.
De acordo com o parlamentar, existe uma demanda histórica dos moradores do Valentina – o segundo maior bairro de João Pessoa e um dos mais afastados do Centro da cidade – por melhores condições de transporte público e mobilidade urbana. Entre as principais reclamações dos usuários em relação ao serviço, estão: poucas linhas e poucos ônibus, causando a superlotação; atrasos frequentes nos horários; más condições de higiene em alguns veículos; e falta de segurança durante as longas viagens. “Há muito tempo que a população do Valentina sofre com a precariedade do serviço de transporte público. Portanto, é fundamental a criação desta linha Circular na comunidade, tendo em vista o acelerado crescimento habitacional e populacional da Zona Sul, em especial a região que circunvizinha o bairro do Valentina. É importante ressaltar que o objetivo deste pleito é fazer com que as empresas que prestam este serviço no município, proporcionem aos usuários um atendimento de qualidade, com agilidade e redução do tempo de espera e das viagens”, justificou Marmuthe.

Marmuthe entregou requerimento ao superintendente da Semob, Carlos Batinga
Aliás, a questão do transporte público na Capital é uma preocupação constante para o vereador. Assim, através de seu mandato, já realizou audiência pública na CMJP para discutir o tema e encaminhou diversos requerimentos à Semob, solicitando melhorias. Entre eles, destacamos: Requerimento 10857/2014, pedindo a fiscalização das condições dos ônibus que fazem a linha 7120-Parque do Sol/Acesso Oeste, com relação às condições de trafegabilidade e de higiene; Requerimento 13.272/2014, solicitando a expansão do itinerário da linha 1008-Valentina/Mangabeira; Requerimento 11.829/2014, pedindo a instalação de uma base da Guarda Municipal no Terminal de Integração do Valentina; Requerimento 7.834/2014, solicitando informações sobre o Plano de Mobilidade e o Terminal Metropolitano de João Pessoa; entre outros. 

“A linha Circular que propomos agora deverá contemplar a população do Colinas do Sul, Gervásio Maia, Novo Milênio, Planície Dourada, Planalto da Boa Esperança, Caminho do Mar, Monte das Oliveiras, Girassol, Cidade Maravilhosa, Parque do Sol, Rota do Sol, Muçumagro, Paratibe e Nova Mangabeira, seguindo pelo bairro de Mangabeira até o Centro. Vale salientar que a maioria dessas comunidades não possuem linhas diretas para o Centro, sendo atendidas por linhas de transbordos, que são poucas e possuem número ínfimo de ônibus, que nem de longe conseguem atender a crescente demanda na região. Logo, fica evidente a necessidade de uma nova linha”, concluiu Marmuthe.

Fonte: Parlamento PB

3 comentários:

Unknown disse...

Poxa. :-O Uma linha enorme! Quantos veículos seriam necessários nesta linha para suprir a demanda dessas localidades que já são altíssimas no atual momento? Principalmente se tratando de uma linha que vai para o Centro via Mangabeira? Que sejam feitos muitos estudos para que isso possa funcionar.

Leonildo disse...

Esperar ônibus no loteamento Novo Milênio tem que ter paciência e sorte. Paciência quando atrasa e sorte do ônibus passar no horário correto. Alguns horários alguns ônibus passam entre 10 e 15 minutos mais cedo, deixando inúmeros usuários insatisfeitos, fazendo que o próximo fique super lotado.

Leonildo disse...

Parabéns ao vereador, aguardar que a SEMOB atenda essa reividicação.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...