segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ônibus seriam insuficientes para atender a novo shopping de João Pessoa

A poucos dias da inauguração de um shopping no bairro de Mangabeira, Zona Sul da capital paraibana, uma série de problemas são apontados por usuários de transportes coletivos que atendem à localidade. Silvano Salviano, 34 anos, trabalha no setor administrativo do empreendimento e enfrenta ônibus lotados todos os dias para chegar até o local de serviço, assim como na volta para casa. Morador do bairro de São Bento, em Bayeux, ele depende do único ônibus que faz parada no Terminal de Integração de João Pessoa e passa pelo novo shopping, o 302-Cidade Verde/Pedro II. A linha, que atende principalmente aos moradores de Mangabeira VIII e dos Bancários, estaria com frota insuficiente para obedecer a atual demanda, conforme reclamações do usuário. “Todos os dias passamos pela mesma situação, os ônibus realmente vêm muito cheios. Sem contar dos atrasos, que também são constantes”, relata Salviano. 

Mangabeira Shopping - Foto: Amanda Gabriel
Atualmente, dez ônibus da linha 302 circulam entre as 4h20 e 23h, de segunda a sexta-feira, enquanto nos sábados o número cai para oito e, nos domingos, para sete. Nos fins de semana, a primeira viagem acontece mais tarde, às 5h. Os passageiros que usam desses ônibus já encaram a superlotação nos veículos antes mesmo da construção do novo shopping, que agora faz com que mais pessoas se desloquem até o bairro de Mangabeira. A situação deve se agravar com a inauguração do empreendimento. O novo complexo lojista já gerou mais de 2,5 mil empregos e outras 4,3 mil vagas estão sendo ofertadas. Com isso, fica evidente a necessidade de um planejamento da mobilidade e disponibilização de veículos suficientes para atender a nova demanda. 

“Uma alternativa para amenizar esse excesso de passageiros seria fazer o 301 e 303 [que fazem a linha Mangabeira/Pedro II] passar em frente ao shopping e depois fazer o retorno para a Josefa Taveira e a principal de Mangabeira por dentro”, sugere o usuário Silvano Salviano. O problema da falta de ônibus que passam pelo novo shopping se repete caso os usuários queiram pegar o coletivo em outros pontos da cidade. Se o passageiro estiver, por exemplo, na avenida Epitácio Pessoa, sentido Centro-bairro, as únicas alternativas são o 2509 (Cidade Verde - Rangel/Epitácio) e o 3507 (Cidade Verde - Pedro II/Epitácio). Caso esteja na mesma avenida, porém no sentido oposto, apenas o 5603 (Mangabeira VII/Manaíra Shopping) levará até o novo complexo lojista. 

O Portal Correio entrou em contato com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, através da assessoria de comunicação, para saber se já existe algum plano de ampliação do serviço para a localidade, mas nenhum posicionamento foi emitido pela autarquia até o fechamento da matéria. 

Fonte: Portal Correio

Um comentário:

Unknown disse...

No Shopping ainda tem muito. Tá faltando mesmo é na Contax. Que é uma empresa que tem milhares de pessoas e não tem onibus o suficiente. Só tem um onibus que é o Penha e mais nada. DEMORA MUITOOOO.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...