domingo, 20 de abril de 2014

Ônibus interestaduais se envolvem em acidentes a cada 16 horas no país

Um acidente envolvendo ônibus interestaduais é registrado a cada 16 horas, em média, nas rodovias do país. É o que mostra levantamento feito pelo G1 com base nos dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de 2013. Foram registrados 549 acidentes no ano passado, um aumento de quase 15% em relação a 2012, quando houve 480 registros. 
Para o médico e diretor da Abramet Dirceu Rodrigues Alves Junior, essa é uma das principais causas de acidentes envolvendo ônibus. “Alguns motoristas têm jornadas longas, de 10 a 12 horas, e muitos viram a noite na estrada. A gente sabe que, fisiologicamente, após oito horas de direção, o motorista já tem déficits de atenção, tornando a possibilidade de um acidente duas vezes maior.” Alves Junior diz, no entanto, que a alta velocidade ainda é a causa número um, em razão da vontade de se chegar mais rápido ao destino.

Sobre o número de acidentes, o inspetor da PRF, Stênio Pires, diz que é preciso levar em conta que o número de viagens tem aumentado. "Nos últimos anos, com o aumento da renda, as pessoas estão viajando mais e muitas não têm condição de ir de avião. É natural, portanto, que ocorram mais acidentes de ônibus. Mas o número de vítimas fatais tem diminuído ainda assim." Os dados da ANTT mostram, de fato, que em 2013 houve apenas três mortes a mais e 12 feridos a menos que em 2012, apesar da alta nas colisões.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...