terça-feira, 26 de novembro de 2013

Programa Despoluir atinge um milhão de aferições

O Programa Ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest Senat – Despoluir – acaba de atingir uma importante estatística para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte: um milhão de aferições em caminhões e ônibus em todo o Brasil. Lançado em 2007, o projeto já atendeu a 10 mil empresas e a mais de 12 mil caminhoneiros autônomos. É o maior e mais completo programa de aferição veicular existente hoje no país. 
“Na prática, o trabalho representa menos emissão de poluentes nas cidades e nas rodovias, menos consumo de combustível e maior consciência ambiental entre os transportadores – motoristas de empresas, caminhoneiros autônomos e outros trabalhadores. Isso se traduz em mais qualidade de vida aos cidadãos”, destaca o presidente da CNT, senador Clésio Andrade. 

A principal ação do Despoluir é o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, que consiste na aferição do nível de material particulado (fumaça preta) emitido pelos veículos pesados. Os ônibus e caminhões que estão de acordo com os padrões ambientais recebem o selo do Despoluir, enquanto os motoristas de veículos reprovados são orientados sobre a necessidade de se fazer a manutenção correta para emitir menos poluentes e economizar combustível. Em João Pessoa foram realizadas 3331, com 2912 aprovações, o que corresponde a 87%. Já na cidade de Campina Grande aconteceram 566, das quais 470 receberam aprovação do programa, representando 83% do percentual local.

Fonte: Fetronor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...