quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SIPAT Unitrans: Colaboradores da empresa recebem dicas para controlar o estresse

Os participantes da XXI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Unitrans receberam, na manhã desta quarta-feira (18), dicas importantes para manter um estilo de vida saudável e longe do estresse. A orientação foi do psicólogo organizacional, Luiz Célio Rangel, que ministrou a palestra “Trabalhando o estresse no trabalho” no auditório da empresa. Durante sua exposição, o psicólogo apresentou aos colaboradores da Unitrans os principais elementos estressores no dia a dia, bem como os meios necessários para manter o equilíbrio e ser uma pessoa mais saudável e feliz. Na Unitrans, que possui cerca de 80% de seu corpo de colaboradores atuando diretamente com o trânsito, o psicólogo focou sua palestra no controle do estresse. “O trânsito é um grande elemento estressor, então, como não podemos fugir dele, temos que saber controlar o estresse desencadeado por ele e por outros estressores também”, começou Rangel. 

A primeira informação importante trazida por Rangel foi a diferença entre cansaço e estresse. “Com o cansaço nós podemos lidar, temos os meios para mudar a situação. Já no estresse, chamado de ‘distress’, temos uma situação de esgotamento que exige mais do que os meios que temos para enfrentar a situação”, explicou o psicólogo, acrescentando que o estresse nem sempre é ruim, só que, quando é recorrente, passa a prejudicar a saúde da pessoa com a liberação de grande quantidade de cortisol.

O motorista David Soares disse que seguirá as dicas
Assim, Rangel repassou 10 dicas para se conseguir qualidade de vida e afastar o estresse no trabalho. A primeira delas é cada um saber identificar o que lhe provoca o estresse. Depois, é ficar atento aos sinais do corpo; ser flexível consigo mesmo (não exigir tanto de si mesmo); Não guardar todos os problemas para si; Conhecer o emprego antes de aceitá-lo; Não limitar a vida apenas ao trabalho; Fortalecer o sistema imunológico; Dormir um sono reparador de pelo menos oito horas por dia; Praticar, diariamente, atividades físicas, como caminhadas; e, por fim, procurar ajuda profissional quando não conseguir lidar com a situação. 

Fonte/Fotos: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...