quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Moradores do Colinas do Sul e Gervásio Maia, reclamam da pouca oferta de transporte público

Apesar de estar entre as regiões com maior número de moradores, o Loteamento Colinas do Sul e o Conjunto habitacional Gervásio Maia, localizados na zona Sul de João Pessoa, sofrem com deficiências no transporte público. Moradores se queixam da pouca oferta de ônibus e dos intervalos entre as viagens que chega a ser de uma hora, situação que se agrava nos finais de semana. A Semob garante já estar agindo para minimizar os prejuízos e afirma já ter ampliado a frota de veículos que cobre a área.

As duas localidades ficam instaladas na área de Gramame e, juntas, abrigam a 24.829 pessoas, segundo estimativa do Censo Demográfico 2010, feito pelo IBGE. A quantidade é maior até mesmo que a encontrada em bairros mais antigos, como o Centro (3.644) e Castelo Branco (11.642). O crescimento populacional na zona Sul da capital, não foi devidamente acompanhado pelos serviços de transporte público.

Segundo os moradores, a quantidade de ônibus que trafega pelo Gervásio Maia e Colinas do Sul é insuficiente para atender a demanda e obriga a população a esperar por até 60 minutos para embarcar no coletivo. Nos finais de semana, em que a frota de veículos é reduzida, a situação piora.

A estudante Camila Silva afirma ter dificuldades para sair do bairro nos finais de semana. “A demora para passar ônibus tira a vontade de sair de casa. No final de semana, tem menos gente na rua e menos ônibus circulando. A gente chega a passar mais de uma hora no ponto de ônibus. Termina sendo até perigoso, passar tanto tempo sozinha na parada”, comenta. “A impressão que passa é que o bairro cresceu muito rápido e continuou com a mesma quantidade de ônibus”, acrescenta.

A área do Loteamento Colinas do Sul e o Conjunto habitacional Gervásio Maia é atendida por cinco linhas de ônibus: 103, 114, 116, 2501 e 5201. De acordo com o Diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo, as deficiências dessas localidades já foram identificadas e já começaram a ser tomadas as providências para solucionar os problemas dos moradores. “Há cerca de 15 dias nós fizemos intervenções na cobertura de transporte coletivo da área. Acrescentamos mais uma linha, a 5201, aumentamos o número de carros e agora são feitas aproximadamente 200 viagens. Também foi aberto mais um corredor de ônibus”, informa.

Com informações: Jornal da Paraíba

Um comentário:

Josivandro Avelar disse...

E eu avisei que fizeram tudo errado no Colinas... Olha aí.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...