domingo, 14 de agosto de 2011

PMJP aposta em sistema de transporte poluente para JP

O sistema de transporte de massa proposto pela STTrans para ser utilizado na capital é chamado BRT (Bus Rapid Transit). Prevê a utilização de corredores exclusivos ou preferenciais para a circulação do transporte coletivo; embarques e desembarques rápidos através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos; sistema de pré-pagamento de tarifa; veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas; transferência entre rotas sem incidência de custo; integração modal em estações e terminais; programação e controles rigorosos da operação; sinalização e informação ao usuário.

Embora represente melhora acentuada em relação ao atual sistema que opera em João Pessoa, a adoção do BRT choca de frente com o pensamento de uma cidade que poderia manter-se com bons índices de poluição do ar e sonoro com a adoção do sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Apesar de representar um custo de implementação mais acentuado, este sistema está mais afinado com as preocupações que dominam as discussões em foros de ambientalistas e fugiria das inconstâncias do abastecimento (em função das crises e guerras originadas nos chamados países grandes produtores de petróleo) e dos preços dos combustíveis fósseis. Nesse sentido, quando o assunto é planejar o futuro, o sistema proposto pela PMJP trafega na contramão.

A cidade de João Pessoa apresenta características bastante apropriadas para a implantação do VLT, a exemplo de sua topografia. Ruas planas, com poucas ladeiras de pequena inclinação facilita a projeção e implementação do transporte. Outro detalhe a ser observado é que o investimento é totalmente público. Aos empresários do setor de transporte público caberia apenas a aquisição dos veículos articulados. A pergunta mais óbvia para este tipo de empreendimento resume-se a uma ação bastante decantada quando da construção do Terminal de Integração: a Parceria Público Privado.

Fonte: Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...